Características das Crianças - por
faixa etária
Cada criança é única. Seria
impossível "encaixar" todas elas num gráfico geral. Nosso objetivo
é despertar os professores de EBD e orientadores de Culto Infantil para
algumas características típicas das diferentes faixas etárias e oferecer
sugestões práticas.
Aconselhamos que não se limitem a estas sugestões, mas observem e descubram as características próprias de suas crianças
Berçário I
De 0 a 1 ano
Aos poucos, torna-se consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde aos estímulos. Material Adequado Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.
Berçário II
1 a 2 anos
Começa a entender a existência contínua de objetos não-presentes e a relação causa-efeito. Material Adequado Uso de livros com figuras grandes, uma por página, e que a criança possa manusear. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforço para para que ela os repita.
Maternalzinho
2 a 3 anos
Fluência verbal. Por iniciativa própria, começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só idéia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma. Material Adequado Uso de livros que a criança possa "ler" sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetido, uma idéia por vez. Repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.
Maternal
3 a 4 anos
Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade "por quê?". Independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estar ciente dos problemas do mundo "real". Material Adequado Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.
Jardim
4 a 5 anos
Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Sua imaginação é ativa, mas não tem ainda muita noção de tempo e espaço. Consegue repetir as histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar. Material Adequado Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de uma variedade de livros e ilustrações mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.
Principiantes
5 a 6 anos
Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas. Material Adequado Leitura de livros em "série". Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.
Primários
6 a 8 anos
Gosta de se identificar com personagens e de imitá-los. Consegue manter-se atenta por até 20 minutos, Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa e responsável. Material Adequado Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatizações, brincadeiras com palavras e números...). Leitura de histórias de personagens com os quais possa de identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.
Juniores
9 a 11 anos
Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento. Material Adequado Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma. |
Aqui você encontra:
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou gostar muito de trocar idéias com você. Que Deus te abençoe!