quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lição objetiva - Um fio de construção




“O meu socorro vem do Senhor, que fez os céu e a terra” (Salmo 121:2).
Textos adicionais: Gálatas 6:8, 9; II Coríntios 9:6.
Material Necessário
1 carretel de linha, branca ou preta..
1 par de tesouras pequenas
1 figura de Jesus em pé
Cola quente

Modo de Preparar

A figura de Jesus deve um pouco maior do que a tesoura; deve também estar presa à tesoura com cola quente, de forma que a tesoura possa ser usada sem danificar a figura.
                                      
Mensagem

(Desenrole a linha do carretel e arrebente a linha com as mãos em várias partes, mostrando aos participantes como ela é fácil de ser arrebentada.)
A linha é como um mau hábito.
(Peça a um voluntário que ajude a provar que os maus hábitos são como a linha. Enrole algumas vezes a linha ao redor dos braços e do tronco do voluntário, acima dos cotovelos.)
Esta linha representa os maus hábitos. Quando temos um mau hábito, como a preguiça, a mentira ou a desobediência tomando conta de nós, devemos orar pedindo forças a Deus para nos livrarmos dele (assim como
fez Davi no Salmo 120:1, 2) e romper o mau hábito. No início, os hábitos são facilmente quebrados.
(Diga para o voluntário tentar arrebentar as linhas ao abrir os braços.(*) Foi fácil. A seguir, dê um número maior de voltas com a linha ao redor de seu corpo, pouco abaixo dos ombros. Assegure-se de que seja realmente um pouco abaixo.)

(*) NOTA:
faça um teste, com antecedência, para verificar a posição em que deve estar a linha a ser arrebentada. Dessa forma, você vai garantir o sucesso dessa atividade.
(Continue a enrolar a linha enquanto fala.) Muitas pessoas dizem: “Posso parar de fumar quando quiser! Posso beber bebidas alcoólicas, mentir quanto quiser e posso parar com esses maus hábitos à hora que quiser.”
Na verdade, com o passar do tempo, todos esses velhos hábitos se tornam cada vez mais fortes e difíceis de nos livrarmos deles.
(Siga enrolando a linha ao redor do corpo do voluntário.)
“Sim, algum dia irei querer romper todos esses maus hábitos!”, a pessoa diz. (Mencione alguns que as crianças conheçam. Peça ajuda a elas também.)
Será que essa pessoa conseguirá romper com os maus hábitos que cultivou por longo tempo? (Peça então ao voluntário tentar romper a linha, mas tendo cuidado de não cortar os braços.)
Vocês não serão crianças para sempre. Irão crescer e os hábitos crescerão com vocês. Alguma vez vocês viram um bêbado? A bebida tornou-se um mau hábito para essa pessoa.
É muito melhor orar como Davi (Salmo 120:1 e 2) do que continuar até estar completamente amarrado pelos maus hábitos.
(Leia Salmo 120:1 e 2.) O voluntário pode permanecer diante da classe com os braços amarrados, mas não deve continuar tentando arrebentar a linha. Então, com a figura de Jesus presa à tesoura, corte todas as linhas que envolvem o voluntário.)
Somente Jesus pode ajudar a romper todos os maus hábitos!

REFLEXÃO
Para Jesus, nada é impossível, desde que você permita que Ele o ajude a fazer todas as mudanças necessárias em sua vida.
Toda mudança de maus hábitos e costumes devem partir do nosso coração. Deve ser uma escolha nossa, após ouvirmos a voz do Espírito Santo.
Quantos gostariam de entregar a vida a Jesus e mudar os maus hábitos ou costumes que cultivaram? Quero ver as mãos!

Autores: Bettie Stubbs & *Marvin Hunt

Nenhum comentário: