terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tudo para Culto Infantil

Culto Infantil...
 Pra mim é um momento super especial, pois temos a oportunidade de receber visitantes e louvar a Deus todos juntos...

Antes de qualquer coisa devemos ter noção do que acontece em um culto infantil, qual a importância do culto e como organizar este culto.

Realizar um culto infantil não é tarefa fácil. 
Ao contrario do culto de adultos o culto infantil precisa de um planejamento mais amplo.


A mensagem tem que ser compreensível para a criança é necessário o uso de alguns recursos. Uma boa decoração também ajuda .

Ainda existem vários “Tipos” de cultos infantis. Há os cultos no templo de mês em mês, de semana em semana, de dois em dois meses... Também há igrejas onde os culto infantis são realizados a tarde ou nas salinhas.


Devemos lembrar que a criança, diferente do adulto tem um tempo menor de atenção, por isso deve-se ter muito cuidado com a programação do culto infantil, para que o mesmo não seja muito extenso e venha se tornar cansativo para a criança. 

Programação básica do Culto Infantil:

  •  Oração inicial
  •  Hinos congregacionais
  • Leitura Bíblica
  •  Oração
  • Equipe de louvor
  • Apresentação dos visitantes
  • Oportunidades
  •  Oferta
  • Mensagem
  • Apelo
  • Considerações finais
  •  Oração final





Como escolher temas 


1-Comece orando. Peça direção a Deus 
2 -Escolha temas  segundo a necessidades e conhecimento das suas crianças 
3- Faça uma planilha já com temas para os próximos cultos sejam eles bimestrais , mensais , semanais ou diários .




DECORAÇÕES

Pra criança, tudo é festa...
Não se preocupe se sua igreja não possui recursos financeiros para fazer "A DECORAÇÃO", tipo de festa de aniversario....As vezes um painel com bolas já é festa!
Faça sempre o seu melhor, procure vender doces, bolos, faça cantina para ajudar nos gastos.
Lembre-se que material reciclável da super certo!!!

Vejam exemplos de decorações de cultos infantis:

Estes abaixo, eu que fiz.
Sou muito detalhista...rsrs




Euzinha...


Meus bebes estavam lindos!


Eu e minha mãe

 Culto Pare, Pense e Siga a Jesus








Agora o que achei na net:





































































x_3c154df8

14 comentários:

Jaqueline Lessa disse...

Tia Help,
Sou recém convertida e recebi a missão de assumir sozinha - a igreja é pequena - a escola dominical - com várias etárias diversas- e o culto infatil.
estou assustada, já desistir e entreguei a tarefa , mas logo depois o Senhor me mostrou que esse é a obra que ele quer que eu faça. preciso muito de ajuda. Fiz há duas a contratação de internet em minha casa para buscar ajuda. e o seu blog já me deu força. sou professora de escola estadual, mas nunca acompanhei uma escola dominical e também ainda estou conhecendo a doutrina da congregação que escolhi servi a Deus. O meu mais sincero agradecimento por sua ajuda e a Deus por sua sensibilidade e sua generosidade de disponibilizar informações e dicas tão preciosas. A paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você e todos de sua fam[ilia. Deus a abençoe rica e poderosamente. abraços.

Jaqueline Lessa disse...

Tia Help,
Sou recém convertida e recebi a missão de assumir sozinha - a igreja é pequena - a escola dominical - com várias etárias diversas- e o culto infatil.
estou assustada, já desistir e entreguei a tarefa , mas logo depois o Senhor me mostrou que esse é a obra que ele quer que eu faça. preciso muito de ajuda. Fiz há duas a contratação de internet em minha casa para buscar ajuda. e o seu blog já me deu força. sou professora de escola estadual, mas nunca acompanhei uma escola dominical e também ainda estou conhecendo a doutrina da congregação que escolhi servi a Deus. O meu mais sincero agradecimento por sua ajuda e a Deus por sua sensibilidade e sua generosidade de disponibilizar informações e dicas tão preciosas. A paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você e todos de sua fam[ilia. Deus a abençoe rica e poderosamente. abraços.
Jaqueline Lessa André da Fonseca
Aperibé - Rio de Janeiro

Tia Help disse...

Deus conta com vc!
e vc pode contar comigo...
bjs

Anônimo disse...

Show de bola seu espaço aqui, muito legal mesmo. Que Deus continue lhe dando sabedoria !! Parabéns !!

Anônimo disse...

TIA HELP! SOCORRO.. RSRS
SOU RECENTE NA RAMO DE TRABALHO COM CRIANÇAS DA MINHA IGREJA
E AGORA TO NA MISSÃO DE PREPARAR UM CULTO PARA O MES DE OUTUBRO COM MINHAS CRIANÇAS
PRECISO DE ALGUMAS IDEIAS DO QUE FAZER COMO POR EX: BRINCADEIRAS TEATRINHOS,COISAS DINAMICAS E ETC...
GOSTARIA MUITO QUE VC ME AJUDASSE NESSA TAREFA...

Anônimo disse...

POR FAVOR GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE..
SOU NOVA NO RAMO DE TRABALHO COM CRIANÇAS NA MINHA IGREJA
E TO COM A MMISSÃO DE ORGANIZAR UM CULTO COM ELAS NO MÊS DE OUTUBRO
MAIS TO TÃO ANCIOSA QUE NÃO CONSIGO PENSAR EM NADA
QUERIA MTOOO FZR ALGO QUE FICASSE MARCADO PRA ELAS(PRIMEIRO CULTO DE CRIANÇA..)
POR FAVOR ME AJUDE

Tia Help disse...

gostaria de ajudar... se possível me ada no face para nos falarmos melhor... não tenho nem seu e-mail para responder...me procure no face como Carine Coelho. Bjs fique na Paz

iolanda disse...

TIA HELP!!! TRABALHO COM CRIANÇAS E MINHA SOBRINHA QUE TAMBÉM TRABALHA COM CRIANÇAS ME FALOU DE VC, QUANDO ABRI SEU BLOG AMEI, DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO SEMPRE VC É UMA BENÇÃO. OBS: NOSSAS FESTAS NÃO SERÃO MAIS AS MESMAS COM A SUA AJUDA.

Anônimo disse...

Tia Help , por favor me ajuda a fazer uma progamação para o dia 12 /12 , pois sou dirigente do culto infantil e, gostaria que me ajudasse desde já lhe agradeço em nome de Jesus.

Diana Dantas disse...

Tia Help a paz do Senhor, passeando pela Net. achei o seu blog e estou encantada com tudo que estou vendo, você realmente tem sido usada por Deus para esta tarefa, parabéns e que Deus continue te ajudando e te dando graça. a paz do Senhor!

Anônimo disse...

tia amei suas postagem , mas seria melhor se juntos ao recurso tivesse o resumo das historinhas , exemplo o estojo biblico...deus continue te abençoando.

ivonete disse...

Com vc todas as tias vão aprender mais e mais,inclusive eu.Obgd! por existir e compartilhar o que sabe conosco.Bjs!

Tia Help disse...

Meninas,obrigada pelo carinho... Estou aqui para ajudar.
E para o meu SENHOR, tenho o prazer de fazer tudo lindo...

emanuel disse...

A paz do Senhor tia Help..kk..nossa uma benção msm seu blog, preciso mt de sua ajuda urgenteeee....kk..sabado que vem dia 29 de março teremos em nossa igreja o culto infantil do mês, sendo que sou nova tanto na igreja quanto no trabalho com as crianças me como a irmã que e responsavel esta sozinha me ofereci em ajuda-la...mais não tenho muitas ideias do que fazer e como fazer algo que realmente venha chamar a atenção das crianças, não queria passar qualquer coisa sabe e por isso gostaria de saber se pode me ajudar, n sei em dicas ou se pode me enviar algum material por email...kk..tentei adiciona-la no face mais não encontrei caso possa me adicione: mayaraamea@hotmail.com
bj grande e fique na Paz.