versículo base:
João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.
1. INTRODUÇÃO
Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças.
Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblico de Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas. O tema de todas as atividades , “NAVEGANDO COM JESUS”, utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador (rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagem, peixes, paisagem de acordo com o tema. A divisa, ou seja, o versículo base da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias) esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.
Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.
São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.
Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhor forma possível.
2. OBJETIVOS:
Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos.
Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar.
Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.
Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:
1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças;
2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco(nossa vida).
4. VANTAGENS DA EBF
É ensino intensificado
São novos alunos para a Escola Dominical
É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
5. DURAÇÃO
Três horas por dia no máximo
6. LOCAL
6.1 Na Igreja
A Igreja ajuda financeiramente
A Igreja ajuda com o pessoal
A Igreja ajuda com a divulgação
É um meio de ligar a criança à Igreja
7. DIVULGAÇÃO
Despertando o interesse de toda a Igreja
Reuniões de oração
Anúncios nos boletins
Cartazes
8. CONVITES
Convidar de casa em casa
Convidar nas escolas públicas
Convites para as crianças
Convites para os pais participarem da programação de encerramento
9. MATERIAL
Histórias específicas para cada faixa etária
Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
Prêmios
Cânticos específicos
10. EQUIPES
Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
Estudantes
Senhoras
Pessoas aposentadas
11. PROGRAMA DIÁRIO
Entrada das crianças
Hino Oficial
Tema
Leitura da Bíblia
Oração
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
Período missionário
História Missionária (em capítulos)
Oração por missionários
Oferta missionária
Visão missionária
12. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS (Variando os métodos)
Explique o versículo
Aplique-o à vida dos alunos
Distribua lembretes com versículos escritos
13. DIVISÃO EM CLASSE
História Bíblica (apelo)
Brincadeiras
Louvor (corinhos)
Trabalho manual
Lanche na salinha
Retorno à Igreja
14. ENCERRAMENTO DIÁRIO
Cânticos
Tema
Avisos
Concurso de presença e visitas
Hino Oficial
Saída em fila, por classes
15. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
Cânticos
Palavra do Coordenador
Tema do Especial Bíblico de Férias
Divisa
Apresentação das diversas classes
Cânticos
Entrega dos diplomas
Entrega dos prêmios
História bíblica com aplicação
AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS
NAVEGANDO COM JESUS
Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo:
. Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.
· Entrada com as Bandeiras;
· Apresentação do tema, divisa;
· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);
· “o que vamos fazer hoje?”
· Apresentação das equipes – por faixa etária;
· Oração;
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias – por sala (em fila).
. Remando para o Mar - divisão das classe por modalidade ou idade
. Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.
· Conversando sobre o tema da história - introdução;
· Ensinando a Divisão (versículo);
· Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um luar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus.
. Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema.
. Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema.
. Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais.
. Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final.
. Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias - por sala;
· Avisos e convite para o dia seguinte.
· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.
Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças.
Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblico de Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas. O tema de todas as atividades , “NAVEGANDO COM JESUS”, utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador (rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagem, peixes, paisagem de acordo com o tema. A divisa, ou seja, o versículo base da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias) esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.
Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.
São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.
Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhor forma possível.
2. OBJETIVOS:
Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos.
Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar.
Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.
Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:
1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças;
2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco(nossa vida).
4. VANTAGENS DA EBF
É ensino intensificado
São novos alunos para a Escola Dominical
É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
5. DURAÇÃO
Três horas por dia no máximo
6. LOCAL
6.1 Na Igreja
A Igreja ajuda financeiramente
A Igreja ajuda com o pessoal
A Igreja ajuda com a divulgação
É um meio de ligar a criança à Igreja
7. DIVULGAÇÃO
Despertando o interesse de toda a Igreja
Reuniões de oração
Anúncios nos boletins
Cartazes
8. CONVITES
Convidar de casa em casa
Convidar nas escolas públicas
Convites para as crianças
Convites para os pais participarem da programação de encerramento
9. MATERIAL
Histórias específicas para cada faixa etária
Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
Prêmios
Cânticos específicos
10. EQUIPES
Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
Estudantes
Senhoras
Pessoas aposentadas
11. PROGRAMA DIÁRIO
Entrada das crianças
Hino Oficial
Tema
Leitura da Bíblia
Oração
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
Período missionário
História Missionária (em capítulos)
Oração por missionários
Oferta missionária
Visão missionária
12. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS (Variando os métodos)
Explique o versículo
Aplique-o à vida dos alunos
Distribua lembretes com versículos escritos
13. DIVISÃO EM CLASSE
História Bíblica (apelo)
Brincadeiras
Louvor (corinhos)
Trabalho manual
Lanche na salinha
Retorno à Igreja
14. ENCERRAMENTO DIÁRIO
Cânticos
Tema
Avisos
Concurso de presença e visitas
Hino Oficial
Saída em fila, por classes
15. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO
Cânticos
Palavra do Coordenador
Tema do Especial Bíblico de Férias
Divisa
Apresentação das diversas classes
Cânticos
Entrega dos diplomas
Entrega dos prêmios
História bíblica com aplicação
AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIAS
NAVEGANDO COM JESUS
Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo:
. Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.
· Entrada com as Bandeiras;
· Apresentação do tema, divisa;
· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);
· “o que vamos fazer hoje?”
· Apresentação das equipes – por faixa etária;
· Oração;
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias – por sala (em fila).
. Remando para o Mar - divisão das classe por modalidade ou idade
. Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.
· Conversando sobre o tema da história - introdução;
· Ensinando a Divisão (versículo);
· Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um luar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus.
. Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema.
. Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema.
. Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais.
. Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final.
. Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Divisão das faixa etárias - por sala;
· Avisos e convite para o dia seguinte.
· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.
Brincadeiras para EBD
Você pode fazer com que as crianças montem o vasinho,elas vão adorar.
Leve as peças já prontas numa cartolina e dê as peças para alguns alunos, esse pode ser um cartaz de parede, mas leve tbm em folha de sulfite para eles montaren para eles levarem para a casa.
Corrida do envelope
Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina;
cada palavra deve ser escrita em uma ficha.
Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo.
O time que terminar primeiro, faz um ponto.
Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira
cada palavra deve ser escrita em uma ficha.
Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo.
O time que terminar primeiro, faz um ponto.
Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira
Introdução: "Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
2) Telefone sem fio.
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 4 ou mais
Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.
Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor
2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd
3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.
4) Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
5) Que bicho eu sou?
Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.
6) Mímicas
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
7) Massa de modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês !
Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.
8) Chocalho
Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva
Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 4 ou mais
Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.
Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor
2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd
3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.
4) Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
5) Que bicho eu sou?
Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.
6) Mímicas
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
7) Massa de modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês !
Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.
8) Chocalho
Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva
Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.
9) Laranja na cesta
Material: 4 arvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco) 1 dado( pode ser confeccionado em Bisquit) 40 laranjinhas( feitas em EVA laranja) Uma cestinha Participantes: até 4 jogadoresTodos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partidaDe acordo com o numero indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinhaO jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinhaVence o jogador que colher primeiro todas as duas 10 laranjasNo final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado.
10) Brincadeira da Cadeira
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,a criançada andam ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem sentar-se,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Divino!!!
Um comentário:
muito bom fico apaixonada ....queria... saber como faço este segundo barco com um papel marrom ...que papel é esse ? eu encontro ele desse tamanho ...tem molde para fazer ...quero fazer uma apresentação com as crianças ... queria usar barco assim....faço parte da igreja evangélica shalom e divinópolis mg ..ministério pequeno ...to fazendo o possível pra levar a palavra aos pequeninos porque alguns esquecem deles e falta de pessoas que queira trabalhar é gde ....mas prossigo ....será que vc pode me dar uma resposta ....vou aguardar a paz do senhor seja com todos ...esse é meu imail ....dalianaferreira10gmail.com
Postar um comentário