segunda-feira, 3 de junho de 2013

As 10 pragas do Egito

Texto Bíblico: Êxodo 6 a 11

Versículo para Memorizar: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:39

Objetivo: Mostrar para a criança que é importante obedecer. Devemos obedecer a Deus, nossos pais, professores, e etc... Devemos ouvir a voz de Deus para que sejamos abençoados.

Sugestão para o desenvolvimento da aula: Você pode começar a aula fazendo perguntas do tipo: Se um amigo pede para você roubar um doce, o que você faria? Se sua mãe lhe pede para ajudá-la a limpar os móveis, o que você faria? Se um estranho pede para você entrar no carro, o que você faria? Quando todos tiverem respondido às perguntas, fale acerca do que aconteceria se fizessem o contrário do que deveriam fazer. Então conte que a lição é sobre o que aconteceu com um homem que não obedeceu a Deus. Aqueles que obedecem a Deus, aos pais, professores, etc ... recebem a benção do Senhor... são abençoados!!!!

Ministração: Você lembra que Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito e que ele deveria falar com Faraó para que os libertasse? Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó por duas vezes, mas o coração de Faraó estava endurecido e ele não permitia que o povo de Deus saísse.
Deus enviou então, 10 pragas para aquela terra, afim de que com o sofrimento, o coração do Faraó ficasse menos duro e fizesse a vontade dele.

Águas transformadas em Sangue
1ª praga: Deus disse para Moisés mandar Arão estender a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue. Imaginem só que coisa chocante: você acorda, abre a janela e olha para o rio e em vez de água, sangue! Deve ter sido muito assustador!


Rãs
2ª praga: Deus mandou Moisés falar para o Faraó libertar o seu povo, senão ele cobriria o país de rãs! Já pensou?
Mas nada disso mudava o coração do Faraó, e a cada praga, Deus mandava Moisés falar com ele.

Piolhos


Moscas

Peste nos animais

Úlceras

Saraiva

Gafanhotos


Trevas

Morte dos Primogênitos
10ª Praga: Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas: a morte dos primogênitos (explicar). Deus mandou que as famílias de Israel colocassem sangue de cordeiro nas batentes da parte de cima das portas de suas casas para que seus filhos não fossem mortos. Então o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito. Só os israelitas, o povo de Deus receberam o livramento do Senhor. Só depois da morte dos primeiros filhos de cada casa, inclusive o seu próprio filho, foi que Faraó resolveu libertar o povo de Israel.


Um comentário:

Crislany Rosa disse...

DEUS TE ABENÇOE MINHA QUERIDA! ME AJUDOU MUITO!
ABRAÇO EM CRISTO JESUS!
TEREZINHA GADIOLI
ARACRUZ- ES