domingo, 26 de abril de 2015

Brincadeiras para o Dia das Mães





Dia das Mães chegando e que tal inovar????
Então postarei dicas de brincadeiras para nossas divas.



OS NÚMEROS
Objetivos: Conhecimentos Pessoais.
Material: Cartões com números diferentes.
Desenvolvimento: Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha.

Comentam-se as conclusões: a mãe é única e insubstituível.


CUMPRIMENTAR AS MÃES
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 25 minutos.
Matéria: Musica animada.
Descrição: Orientador explica ao grupo de mães que quando a música tocar todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo orientador. Quando a música recomeçar atender a solicitação feita.
Orientador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
Exemplo:
-Com as palmas das mãos;
-Com os ombros;
-Com os cotovelos;
-Com as costas;
-Com os joelhos;
-Com os pés;
Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.
Comentar o exercício:
-O que foi mais difícil executar? Por quê?
-O que mais gostou?
-O que pode observar?


JOGO COMUNITÁRIO
Material: uma flor.
Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhora... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhora...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gata. Quando tiverem que se referir a ela, as suas vizinhas, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-la pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar as participantes entediadas. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
Esta dinâmica é muito boa para realizar com as mães da turma.

CASAS DAS MÃES
Tempo Estimado: 40 minutos.
Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as mães possam se movimentar.
Descrição: Dividir-se em grupos de três pessoas e deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e uma moradora. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.
A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
MORADORA!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.
TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir até observar que há interesse dos participantes.

Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
 Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!!
Com esta dinâmica as mamães se sentirão como os seus pequenos nas aulas de Ed. Física. Tenho certeza!!!



Minha mãe é fogo!
Descrição: escolha algumas mães e de uma caixa de fosforo para cada uma. O objetivo será abrir a caixa, tirar um palito e acender com uma mão só.
A primeira que consegui ganha.

Ovo
Faça perguntas (pode ser sobre a bíblia, sobre coisas de crianças ex. o que fazer quando criança se engasgar? E etc) e quem errar... ganhará ovada!!!
Você pode pegar ovos e retirar o conteúdo. Faz um buraquinho e retire todo o conteúdo, ai você lava e depois coloca várias coisas dentro, tipo: isopor, talco, confete, bolinhas, arroz e também deixar alguns vazios. Ai você cola algo no orifício e deixa todos arrumados e numerados. Na brincadeira você pode colocar papeis que digam a numeração do ovo ou que a pessoa possa escolher, ai faça aquele suspense e coisa e tal, quando estourar vão ver que não foi tão ruim assim. 

 No túnel do tempo
Estas brincadeiras fazem as mamães voltarem ao passado e lembrarem de como foi bom ser mãe.

Hora da papinha
Está é para voltar no tempo...
Descrição: Faça duplas, coloque uma de frente para a outra com olhos vendados.
De um alimento em sua mão e uma terá que dar na boca da outra a comida.
Pode usar frutas como banana, ou papinha de frutas, biscoitos....


Trocando fralda
Escolha mães que já tem filhos grandes e faça lembrar de como trocar fralda!
Prepare bonecas, fraldas, lenço umedecido, talco, etc.
De um tempo de 1 minuto o menos para realizarem a troca de fraldas.
Será que vão lembrar???


Glub Glub
Hora das mamães beberem suquinho na mamadeira.
Selecione 2 mães e faça a competição.


Batata Quente
Esse jogo é como o da "batata quente", uma caixa contendo um fraldão com alfinete (de bebê) com flores enfeitadas, bem exageradas, é embrulhado com muitos papeis. E ao sinal de música todos devem passar a caixa. Quando a música parar a pessoa que ficar com a caixa tira um papel. Esse jogo é bem engraçado e como os participantes são avisados sobre o conteúdo ninguém quer ficar com ele no final. Quem abrir o último embrulho da caixa deve usar a fralda pelo resto da festa. É muito animado! 


Gosto da Papinha
Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados. 

Nenhum comentário: