sábado, 15 de outubro de 2016

QUEBRA GELO

NOME DA BRINCADEIRA: Poder da oração
MATERIAL: Uma bola de festa (bola de assoprar de aniversário).
PROCEDIMENTO: Se eu disser que esta bola faz barulho, vocês vão acreditar? (Balance a bola). Vocês estão ouvindo algum barulho? O que eu preciso fazer para ouvir o barulho que esta bola é capaz de fazer? Eu tenho que encher a bola! (Encha só um pouco). Vocês estão ouvindo alguma coisa? Ainda não? (Continue enchendo até estourar). Ouviram o barulho que ela faz?

MORAL: Da mesma forma é a oração Eu só vou ver o poder da oração se eu orar, pois a oração tem muito poder!

 NOME DA BRINCADEIRA: DESEMBARAÇO
Tempo: Pode variar conforme a quantidade de pessoas.
Participantes: Quanto mais, melhor. Recomendo que seja feito com mais de 6 pessoas.
Desenvolvimento: Faça um circulo com as mãos dadas. Peça que cada participante certifique-se de quem é a pessoa que esta segurando a mão direita e a esquerda dela. Diga que é necessário que elas gravem.
Peça que soltem as mãos e se misturem entre as outras pessoas. Após, diga a eles para ficarem parados e darem a mão para aquelas pessoas que estavam a direita e á esquerda (Pode mover-se para alcançar a mão).
A partir de então será necessário um jogo de equipe para desembaraçar todos para voltar a ter o circulo sem soltar as mãos. Pode parecer impossível, mas dá certo se todos darem as mãos corretas (direita e esquerda). Vale tudo, pular ou passar por baixo dos braços, até desembaraçarem.

Moral:
*Unidos como igreja num único propósito, podemos ir além. Fazer oque poderia ser impossível aos olhos humanos.

*Demonstra que somos um corpo, todos os membros devem funcionar para consigamos seguir adiante. Não desista de ninguém.

*Demonstra que a união é mais que necessária para enfrentar quaisquer tribulações.



Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socialização de um determinado grupo.

Material: papel cartão, canetas e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.


Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.


Dinâmica da "Escultura"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:
Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.


Dinâmica da " Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.


Dinâmica: Sorriso Milionário
Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.


Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida

Nenhum comentário: