Uma aula com estes amiguinhos fica bem mais atrativa.
Quando falamos de fantoches, imaginamos sempre aqueles tradicionais de espuma ou de veludine...Mas nem sempre temos este tipo de material em mãos.
Outra preocupação que vejo muito é a de não saber manipular o fantoche.
Então, colocarei dicas de manipulação, moldes e tipos de fantoches aqui feitos de vários tipos de material, ate recicláveis.
Vamos lá...
MANIPULAÇÃO DE FANTOCHES
O boneco é um objeto inanimado até que o manipulador lhe
dá vida . Essa vida é expressa pelo modo como o manipulador manipula o seu
boneco . Essa é a maneira a se considerar em dar vida a um boneco .
Para primeiro dominar
a técnica de manipulação de bonecos, é necessário que o ator conheça os
movimento de suas mãos antes de começar a trabalhar com o boneco em si .
Conhecer o movimento de cada dedo, movimentar o pulso e criar ritmos em cada
movimento . Feito isso o ator-manipulador estará adquirindo percepção e domínio
do movimento das mãos, educando-as para adquirir o máximo de sincronismo e
naturalidade quando estiver interpretando com o fantoche . Podemos observar que
as nossas mãos estão em constante movimento (Juntamente com os braços e o
corpo) , com elas também nos comunicamos através de gestos , ora demonstrando
algo, ora expressando um sentimento .
Antes de começarmos a
trabalhar a parte da manipulação, vamos primeiro trabalhar o corpo e a voz ,
conhecer a postura correta de se manipular um boneco . Para isso começaremos
com exercícios básicos de aquecimento físico, alongamento e relaxamento para o
corpo e braços .
1. Mantenha-se em pé, coluna reta com os braços paralelo ao
corpo .
2. Respire e solte o ar por duas vezes .
3. Passe o braço direito por cima da cabeça e segure o rosto do
lado esquerdo e puxe inclinando a cabeça para o direito . Faça o mesmo
procedimento com o braço esquerdo passando-o por cima da cabeça e segure o
rosto do lado direito e puxe inclinando a cabeça para a esquerda .
4. Movimente a cabeça para cima e para baixo, para os lados .
5. Relaxe a cabeça e agora gire os ombros 8 vezes para frente e
para trás.
6. Relaxe os ombros e agora gire os braços oito vezes para
frente e para trás .
7. Estique os braços para frente alongando-os e solte
relaxando, repita quatro vezes.
8. Coloque os braços ao lado do corpo e apertando-os ao sovaco,
tente fazer o movimento como se tivesse batendo asas, mas somente do cotovelo
até as mãos, faça com rapidez e depois solte e relaxe, repita por quatro vezes
.
9. Inspire e expire . Agora respire ofegante e lentamente
usando sempre o diafragma .
10. Faça um
aquecimento de coluna.
Primeiro desça a
cabeça ; depois o peito ; barriga ; cintura; quadris; coxa; enrolando o corpo
até o chão. Permaneça por um momento, conte até cinco vá desenrolando o corpo
subindo por último a cabeça .
Repita o movimento
por três vezes .
11- Trabalhe
os pés. Fazendo movimento para cima e para baixo. Agora faça movimento em
círculo por cinco vezes, para dentro e para fora. Faça o mesmo exercício só que
agora com os joelhos.
12- Respire e repita
o exercício 9.
13- Estique os braços
para frente com as mãos abertas como se fosse um sinal de pare.
DICÇÃO
Para trabalhar textos
com falas, ter domínio da dicção é fundamental
para trabalhar
a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua
interpretação. Comece com estes exercícios :
BA BE BI
BO BU
LA LE LI
LO LU
DA DE DI
DO DU
PSA PSE PSI
PSO PSU
PRA PRE PRI
PRO PRU
VRA VRE VRI VRO VRU
BLA BLE BLI
BLO BLU
SAPATOPRÁ
SAPATOPRÉ...
CADEIRAPLÁ
CADEIRAPLÉ..
JANELAFRÁ
JANELAFRÉ...
Repita três vezes
seguidas estas palavras :
a- TESSALONICENSSES
b- PARALELEPÍPEDO
c- OTORRINOLARINGOLOGISTA
d- MISSANTROPO
e- ARTAXERXES
TRAVA-LÍNGUA
Exercícios de
trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para
melhorar a dicção e a projeção vocal .
Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido
por três vezes.
Segue algumas
sugestões abaixo :
DIGA RÁPIDO, SEM TROPEÇAR NA LETRA
E SEM ERRAR A PALAVRA
MARIA MOLE É MOLENGA
SE NÃO É MOLENGA,
NÃO É MARIA MOLE.
É COISA MALEMOLENTE ,
NEM MALA, NEM MOLA
NEM MARIA, NEM MOLE.
O DESINQUIVICAVACADOR
DAS CARAVELARIAS
DESINQUIVICAVACARIA
AS CAVIDADES QUE DEVERIAM SER
DESINQUIVICAVADA
A SÁBIA NÃO SABIA
QUE O SÁBIO SABIA
QUE O SÁBIA SABIA.
O DOCE PERGUNTOU
PRO DOCE
QUAL É O
DOCE MAIS DOCE
QUE O DOCE DE
BATATA DOCE.
A MANIPULAÇÃO
Antes de começarmos a
manipular o boneco em si, o ator bonequeiro precisa conhecer primeiramente o
movimento das mãos, a articulação dos pulsos, braços e dedos. Enfim, trabalhar
e estudar movimentos sem o uso do boneco.
Primeiro Passo -
Movimentando com os dedos
Movimente cada dedo
das mãos.
Movimente para
frente, para trás e para os lados. Feito isso, faça com que aja interação entre
os dedos. Pegue tinta guache ou de
tecido [ diversas cores] e pinte os dedos de cada cor em forma de carinha [ não
é necessário ter detalhes, olhos, boca, etc .
Agora comece
trabalhando com pequenos diálogos com os dedos, por exemplo, o indicador e o
polegar;
INDICADOR :
VERMELHO : Bom dia senhor amarelo. Está um belo dia hoje não? AMARELO : Bom dia senhor vermelho o dia está maravilhoso.
Trabalhe com diálogos
simples e objetivos , para ter uma noção.
De características a
cada personagem e um tipo de voz diferente para cada um.
Agora vamos fazer uma
variação. Tomemos copinhos, destes descartáveis tipo de servir café.
Pegue caneta hidrocor
desenhe vários rostinhos, coloque o copinho nos dedos e trabalhe manipulação,
prenda os copinhos com fita dupla face nos dedos.
faça o mesmo
exercício básico, crie diálogos, situações, coloque música de fundo para
desenvolver ritmo aos dedos.
Segundo Passo - Manipulando objetos
Pegue objetos que não
sejam fáceis de quebrar e comece a contar uma
história. Você pode desenvolver a história pegando lápis e canetas que
são objetos fáceis de se manusear. Trabalhe outros tipos de objetos, de
diversas formas e tamanhos.
Veja
alguns exemplos :
copos latas pregador brinquedos
pregos livros
colher garrafa pet
sapatos
caixas potes pedra
papel
Crie movimentos com
os objetos. Jeito de andar, de correr, tipo de voz, jeito de falar.
Terceiro Passo - Manipulando com figuras
Pegue figuras de
revistas, jornais, revistas e recorte-os. Feito isso comece a trabalhar a manipulação e improvisar
diálogos, como foi demonstrado nos passos anteriores. Essas figuras servem para trabalhar a
criatividade e caracterização de um determinado personagem. Por exemplo:
Pessoas da política,
artistas, animais, crianças, jovens, velhos, etc. Enfim você estará criando uma
galeria de personagens.
Quarto Passo - Manipulando fantoches de mão
Os fantoches de mão
são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os
movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de
você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos
e dos dedos. Comece com uma simples pantomima. Dominando os movimentos básicos,
passe para os mais avançado. Para você observar melhor a sua manipulação , coloque
a sua frente um espelho quando você tiver segurança com os movimentos básicos
passe a manipular o boneco em si. Segue no final desta apostila um quadro com os movimentos
básicos.
Quinto Passo - Manipulando bonecos
Fantoches são bonecos
daqueles tipos sem boca, em que as cabeças são feitas de bolas de isopor ou
papel marche, em alguns lugares e no
meio teatral eles são conhecidos como mamulengos. Esse tipo de boneco é mais
conhecido como fantoche, já bonecos definimos estes que são do estilo da televisão
( Cocoricó, TV Colosso, TVE, Muppets,
Vila Sésamo, Boneca garrafinha, etc.),
por suas bocas serem móveis. Usualmente o movimento possível para esse tipo de
boneco é o abrir e o fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar
esse movimento mais eficaz.
a - A cabeça do
boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os
olhos do boneco.
b - No ato de falar,
os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as,
palavras do diálogo.
c - Sempre que
começar um diálogo termine-o com boca fechada.
d - Ao fazer o boneco
dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco
enquanto este fala.
e - Comece com a
própria voz a trabalhar cada consoante do alfabeto. É necessário domina-las
primeiro depois partir para os diálogos.
EX:
ALFABETO =
PRONÚNCIA
A = a
B = Be
C = Ce
D = De
E = e
F = Éfe
G = Ge
H = Agá
I = i
J = Jota
K = Cá
L = Éle
M = Eme
N = Ene
O = O
P = Pe
Q = Que
R = Erre
S = Esse
T = Te
U = u
V = Ve
W = Dabliu
X = Xis
y = Ipsulom
Z = Zê
f-
Pratique com o boneco
recitando frases simples e poemas infantis.
Por Exemplo:
“Eu vou pra a casa.”
“Minha boneca é de pano.”
“Meu jardim é florido.”
Cante cantigas de
roda somente com a sua voz.
Consiga efeitos
diferentes variando a velocidade e o quanto você abrirá a boca do boneco.
O boneco pode fazer movimento
de "sim" ou "não", pratique sempre os movimentos básicos
diante de um espelho.
Utilize também CD's
com músicas infantis para treinar dubla e aprimorar a manipulação e a voz.
Sexto Passo-
Manipulando fantoches de varetas
Esse tipo de fantoche
consiste de uma vareta para o corpo e cabeça e uma vareta para cada mão. Segure
a vareta da cabeça e a vareta para uma das mãos e a terceira vareta com a outra
mão. A manipulação deste fantoche depende da mobilidade do corpo e das mãos, os
fantoches de vareta sem o corpo mas com roupas longas, podem dar um efeito de
movimentos ondulantes.
Com os bonecos de
boca móvel, você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma
diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em
forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando
pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e
faça movimento de bater palmas.
Sétimo Passo- Fantoches com fios ou marionetes
Antes de adentrarmos
a manipulação de marionetes é necessário conhecer tipos diferentes de
controles. Todos marionetes precisam de controle para segurar os fios. Vejamos
alguns:
# - Controle de uma
peça
Use uma régua de 30cm
ou pedaço de vareta do mesmo tamanho.
# - Controle de duas
peças
Para fantoches
pequenos e leves, faça este controle com palitos de sorvete, cole um sobre o
outro em forma de cruz. Para fantoches mais pesados pegue dois pedaços de
madeira com 15cm de comprimento por 2,5cm de largura. Faça ranhuras em cada
pedaço de madeira, as ranhuras ajudarão a manter os fios no lugar.
# - Controle de três
peças
Use três pedaços de
madeira, cada qual com 15cm por 2,5cm de lar ura pegue também um prendedor de
roupa. Faça ranhuras nos três pedaços de madeira. Agora cole com pedaço de
madeira com quatro ranhuras quase no alto do pedaço de madeira com uma ranhura.
Vai ficar um avião tipo biplano, cole o prendedor e prenda o pedaço de madeira
com duas ranhuras com o prendedor de roupa.
Agora que conhecemos
os controles, passaremos para a parte da manipulação com o marionetes de um
controle só . Segure o controle com uma das mãos e use a outra mão para
levantar sutilmente o fio para conseguir movimentos.
Marinetes com
controles de três ou quatro peças dão margem a uma variedade de movimento,
procure evitar roupas que atrapalhe a manipulação dos marionetes. Manipular não
é tão fácil quanto se parece, requer muita prática e exercício para se dominar
todos os movimentos possíveis. Observe como as pessoas se movimentam
e experimente o mesmo
efeito com a marionete, sempre pratique diante de um espelho, começando com
movimentos simples como acenar com a mão, apontar, coçar a cabeça, fingir que
está chorando etc. Para fazer o boneco caminhar, balance bem de leve os
controles de um lado para o outro. Mantenha os pés do boneco no
chão, para que não
pareça que está flutuando no ar, evite fazer o boneco andar depressa. Sempre
mantenha o corpo do boneco na posição vertical, do contrário, parecerá que está
desequilibrado. Trabalhe outros movimentos como, deitar, dançar, inclinar e
sentar. Pratique movimentos básicos.
Oitavo Passo - Trabalhando a voz para os fantoches
Colocar uma voz no
boneco requer habilidade, siga estas sugestões .
# - Comece usando sua
voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.
# - A voz de um
fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode
ter a mesma voz.
# - Compreenda a
natureza física da personagem para que a voz seja condizente com ela.
# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons
contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).
# - Desenhos animados
são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.
# - Leia pequenos
textos e trabalhe-os usando a voz.
# - Para se ter mais
segurança na voz e na manipulação, decore um texto.
# - Imite vozes de
animais e tente adequar a voz do fantoche.
Nono Passo - Trilha sonora
O desempenho de
qualquer peça de teatro de bonecos é realçado por uma trilha sonora. A música
estabelece quando a peça vai começar e dá uma sensação de fim quando a peça se
encerrar.
Possibilita fazer
ligação de uma cena para outra, ajuda a mostrar passagem de tempo enquanto a
mudança no cenário. A trilha sonora deve ser simples para não dominar a peça,
use a trilha somente quando os bonecos não estiverem falando, isso impede que a
música abafe as vozes, grave a trilha em Cd ou fita, sempre selecionando
músicas apropriadas para as peças.
Décimo Passo - Dicas para uma boa manipulação
# - Os fantoches
devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.
# - Cada movimento
deve ter um significado, evite movimentos sem razão.
# - Os fantoches
devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial
(subir de elevador, escada rolante ).
# - Quando dois
fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.
# - Os bonecos que
não estiverem falando , podem concordar ou discordar, sempre participando da
cena, nunca parado e sem movimento .
# - Trabalhe reações
e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de
manipulação.
Como todo seguimento,
o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas
outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento
profissional .
Isso é só o básico do básico .
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