domingo, 21 de outubro de 2012

Tipos de Fantoches


O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. É assim: em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com a mão.

Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente: no Brasil, os mamulengos do estado de Pernambuco; pelo mundo, há desde os bonecos dos índios americanos aos fantoches e marionetes da Europa, até chegar na Índia e em Java, com suas milenares tradições nessa arte!

No Brasil, dia 9 de maio é o Dia do Fantoche.

Como fazer fantoches


Os fantoches são feitos de madeira, metal, papel, palha, barro, etc. São vestidos a caráter. Geralmente cada boneco tem o seu nome e a sua personalidade. Em todas as representações, nunca saem de uma determinada “linha de conduta”. Assim o chorão, o briguento, o valente, o bondoso, sempre se apresentam com seus predicados, pelos quais se tornam conhecidos. 


Tipos de fantoches

Os mais comuns são:
· Fantoches de pano ou feltro, de luva, de espuma, saco de papel e de vara.

 Agora usando a criatividade e a imaginação podemos fazer: 
· Fantoches de copo plástico, bolinha de isopor, colher de pau, sacola de mercado, prato de papelão ou de plástico, garrafa pet, com caixas (mais usada é a de leite), meia, rolo de papel, etc.  


Alguns modelos









                                              
Colher de pau


Fantoche de vara ou varoche

Rolo de papel

Saco de papel


Luva


de caixa








Pratos

Feltro
x_3c154df8

Um comentário:

joyce disse...

parabens ameia a esplicaçao ajudou muito !!!