O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. É assim: em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com a mão.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente: no Brasil, os mamulengos do estado de Pernambuco; pelo mundo, há desde os bonecos dos índios americanos aos fantoches e marionetes da Europa, até chegar na Índia e em Java, com suas milenares tradições nessa arte!
No Brasil, dia 9 de maio é o Dia do Fantoche.
Como fazer fantoches
Os fantoches são feitos de madeira, metal, papel, palha, barro, etc. São vestidos a caráter. Geralmente cada boneco tem o seu nome e a sua personalidade. Em todas as representações, nunca saem de uma determinada “linha de conduta”. Assim o chorão, o briguento, o valente, o bondoso, sempre se apresentam com seus predicados, pelos quais se tornam conhecidos.
Tipos de fantoches
Os mais comuns são:
· Fantoches de pano ou feltro, de luva, de espuma, saco de papel e de vara.
Agora usando a criatividade e a imaginação podemos fazer:
· Fantoches de copo plástico, bolinha de isopor, colher de pau, sacola de mercado, prato de papelão ou de plástico, garrafa pet, com caixas (mais usada é a de leite), meia, rolo de papel, etc.
Alguns modelos
Colher de pau
Fantoche de vara ou varoche
Rolo de papel
Saco de papel
Luva
de caixa
Pratos
Feltro
Um comentário:
parabens ameia a esplicaçao ajudou muito !!!
Postar um comentário