quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas para iniciantes de como trabalhar com EVA

Link de curso grátis de EVA
http://cursosgratisnet.blogspot.com.br/2012/07/curso-gratis-de-eva-e-artesanato-em.html


Segue algumas dicas infalíveis para começar a trabalhar com EVA

1-            Faça moldes em papeis rígidos como cartolina, papel cartão para aumentar a durabilidade e não deslizar na hora de passar para o EVA.

2-            Nunca risque o EVA com caneta, use preferencialmente um palito de churrasco, assim você evita de manchar o EVA.

3-            Sempre use tesouras afiadas e para evitar os picotes, segredo é ir deslizando o eva sobre a tesoura ao cortar .

4-            Para tirar algumas imperfeições do corte use uma lixa para dar acabamento.

5-            O ideal para colagem são as colas instantânea e cola quente, são mais praticas e mais rápidas.

6-            Use tintas de PVA e giz pastel para fazer o efeito de pintura country e valorizar mais as peças.

7-            Para fazer o rostinho  e detalhes como costura, pontinhos , etc use caneta permanente de duas pontas

8-            Use blush de maquiagem para fazer as maças do rosto.

9-            Caso erre algum detalhe ao usar a caneta permanente, passe um pouco de acetona em um cotonete e limpe com cuidado sem esfregar.

10-         Saiba que o que leva a perfeição é muita pratica, por isso não desanime se na primeira vez não der certo e faça muitas artes!sistema para agência de viagens




Dicas de como trabalhar com EVA


Trabalhos em eva passo a passo

Etil Vinil Acetato, nosso tão famoso EVA entrou no mercado artesanal em meados de 1998 (antes era usado somente em chinelos e alguns poucos itens), e de la pra cá so tem crescido... isso graças a sua facilidade de manuseio e armazenamento, o seu lindo colorido e tbm por ser muito versátil! Chegou tímido, com peças simples e mais voltado para o mercado pedagogico... foi se aperfeiçoando com o passar dos anos e hoje ele já é utilizado sozinho, em peças perfeitas para todas as ocasiões ou unido a todo tipo de material artesanal como: découpage, pintura, aplicações, reciclagem etc... graças a grande criatividade dos artesãos que o utilizam e adoram...

Nem so de lembrancinhas vive o EVA...... Hoje existem peças para diversos ambientes, da casa, decorações que não são mais exclusivas para o universo infantil como no inicio,mas tbm e muito bem aplicado, para adultos em peças divinas ! Existe uma verdadeira INFINIDADE de técnicas,ele tem ganhado força e lugar nobre na decoraçao da casa, como decoração de quartos, bolsas, carteiras, relógios de parede, espelhos, materiais para escritório, jogos para cozinha e banheiro, flores, porta trecos,colares, brincos , enfim... Um mundo de possibilidade para que possamos produzir com um custo mínimo, pois, este material alem de maravilhoso é super acessivel! E, claro.. ganhar dinheiro, derrepente até para o nosso sustento. Já existem pessoas q fazem deste seu único meio de vida...

EVA traz uma grande variedade de cores e texturas e os resultados irão te surpreender, mas atenção: Um corte preciso é FUNDAMENTAL para que as peças de Eva tenham um acabamento impecável... Quem faz um numero reduzido de peças poderá utilizar apenas tesouras porem para quem trabalha com produção em larga escala, é preciso lançar mao de facas profissionais, que funcionam com uma prensa manual ou elétrica cortando com mais rapidez e melhor precisão. Outra maneira eficiente de trabalhar com o Eva é utilizando os apliques q já se encontra prontos ou encomendar o serviço de corte especifico em lojas especializadas.
Dicas e truques:

1**Colagem: Pode ser feita com cola quente, cola de contato ou cola de preparação – as duas ultimas são mais eficientes.
-A cada etapa de colagem espere a cola secar antes de partir para a nova fase, assim as peças não saem da posição.
-Não exagere na quantidade de cola,no caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada, una e separe em seguida as duas partes, deixe secar por uns 15 segundos e una-as novamente, assim estará definitivamente colada.
-O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície, qto maior, mais tempo. Sendo assim, verifique q ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos, e so qdo isso ocorrer as peças poderão ser unidas.
- Cola quente provoca ondulações no trabalho, use-a apenas se quizer moldar o EVA.
Outro problema com a cola quente é que solta fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.
-Se cair cola sobre o EVA remova-a imediatamente com um pano umedecido em Álcool.

**Cuide-se: Trabalhe em local arejado e use mascara, o cheiro da cola é muito forte e pode intoxicar
**Use tesouras afiadas e limpas. As menores, de ponta fina, são mais indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes, ja para cortes retos utilize estilete e régua.
**Outra dica para cortar o EVA com precisão é utilizando cortadores de Biscuit (ou aqueles de alumínio para bem-casados) marque o desenho pressionando o cortador com o desenho escolhido sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura.
** Faça moldes das partes da arte escolhida, transferindo o risco com papel carbono para uma cartolina e recorte. Isso facilitará para q você faça varias peças idênticas e assim o trabalho rendera muito mais.(Obs: não utilize papel carbono direto no Eva pois pode manchar.
** Prefira riscar o EVA com lápis e de leve, assim fica mais fácil de limpar caso necessário, evite canetas, a tinta da caneta não sai com a msm facilidade...
** Para limpeza da placa utilize um pano com detergente ou álcool! (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover.
**Procure trabalhar com vazadores, eles facilitam os cortes de detalhes, deixando assim as peças mais bem acabadas,pois as peças muito pequenas são mais difíceis para o corte!
**Para não deformar nem provocar marcas nas placas de EVA o ideal é guarda-las enroladas.
**É possível remover dobras e vincos , por ser um material expandido, ele “obedece” sob a ação do calor. Pode ser utilizado ferro de passar roupas( até 170 ͦ ) e até mesmo um secador de cabelos, piastra e sanduicheira resolve o problema.
**Aproveite as sobras de material para recortar figuras pequenas, fazer flores, olhos bocas, corações estrelinhas, etc... da pra utilizar em diversas coisas, fazer enchimentos substituindo a manta acrílica, pra fazer mosaicos .... guarde tbm para fazer apliques, e quem sabe seja mais uma fonte de renda. Nada no EVA é descartado.
** Sempre q for fixar materiais diversos no EVA raspe um pouco o local com estilete para ficar poroso, assim facilitará a penetração da cola. Cole tecidos, galão, veludo, sintético, paetês, pedras, purpurina, pelúcias , enfim, tudo q sua imaginação desejar!!!


O sucesso de suas peças está na sua CRIATIVIDADE.
A surpresa vem, principalmente da habilidade e da capacidade de produzir peças belíssimas e divertidas. Personalize seus trabalhos com seu toque de leveza, harmonia e beleza! Inspire-se nestas dicas preciosas....

2º LIMPEZA - A acetona e alcool são os melhores produtos para retirar o excesso de adesivo de contato use sempre algodão e para as manchas pequenas o cotonete é o mais indicado.
4º PARA DESENHAR - utilize canetas permanentes aquelas que são usadas em CD/DVD elas não mancham e também não saem com água, também são indicadas as canetas para retroprojetor e esferográficas, mas elas mancham e borram facilmente, utilize a caneta permanente.
5º PINTAR O E.V.A. - Indico lápis de cor aquarelavel, e deixe a água em um algodão para não encharcar o trabalho, também pode ser usada tinta para tecido.


DICA DE PELO ROSYPEPPER ARTESANATOS:


1ª Material para começar a trabalhar com e.v.a:-Lápis macio-Tesoura grande-Tesoura pequena com ponta fina(fundamental)-Caneta permanente-Cola quente-Cola de contato(uso a Brascoplast)


2ª COLAM e perguntam qual a diferença entre as duas,quente e contato.Vai da preferência de cada um.Uso as duas,dependendo do acabamento.Cada uma é diferente,quem tem alergia(tipo renite),não deve usar a de contato,que tem cheiro forte.


3ª Tintas:- tinta pva latêx- tinta acrílica- tinta relevo multidimensional- lápis aquarelável para contornos e sombreados A tinta relevo com ou sem glitter pode ser aplicada tanto nas bordas para o relevo,como em toda a peça com pincel.A Acrilex lançou a tinta relevo Acqua, que é a mesma dimensional Glitter só que mais barata,e em tons mais claros,dá um toque especial nas mais diversas peças de e.v.a.


3ª Sombreado:Para facilitar o sombreado,pode-se usar cotonete.Também pode-se fazer o sombreado usando a técnica da pintura em madeira,com pincel chanfrado.
4ª Verniz:Quanto a verniz,já utilizei verniz acrílico,para peças que ficam no tempo como guirlandas para porta.


5ª Decoupage no e.v.a: O e.v.a aceita papel pra decoupage, quardanapo, etc...Uso a cola para decoupage acrilex da tampa laranja,para papel,e a gel para guardanapo.Mas já vipostagens que falam pra usar a cola branca derótulo azul.Deve-se passar só o essencial de cola, porque se for usada,imagem para decoupage,impressa por impressora colorida e papel normal A4,muita cola,passa para cima e mancha o papel.
Inspire-se nestas dicas preciosas .... Volte sempre .... estaremos sempre renovando o topico e postando varias dicas e novidades sobre este maravilhoso material q amamos! Se voce ainda nao o ama com certeza amará ao primeiro contato! Espero q essas dicas POSSAM ajuda-las e muito! bjusss! Muitos Por MasaN(Texto extraido do blog http://www.masanarteira.blogspot.com/)



DICA DE ANDREA / DECON ART'S:


1º CORTE - 
Ao cortar vire o e.v.a. e não a tesoura isso vai ajudar a sua peça a ficar perfeita, lembrando que deve utilizar o meio da tesoura e não a ponta, para não ficar picotes e deixar suas peças ainda mais perfeitas.DICA DE KARINA HENRIQUES:


1-LIMPEZA: Eu uso acetona e cotonete para limpeza da cola de contato.Para limpar o EVA sujo de poeira eu utilizo detergente e bucha scott brite, lavo e coloco para secar na sombra.


2 - E.V.A. ESTAMPADO: Utilizo uma técnica ensinada pela Ana Paula, de colar o tecido não EVA com cola branca e esperar secar por 1 dia. Estampados Assim tenho EVA de diversos tipos, além dos que o mercado nos bue uma.


3 - APLIQUES: Utilizo como forminhas para biscoito em várias formas, mas antes como aqueço no fogo do isqueiro e em seguida pressiono contra o EVA


4 Enchimento -: Utilize os restos do EVA, ou Acrilon.


5 - CORTE EM CÍRCULO: Utilize latas de extrato de tomate, leite condensado, mas antes dê uma afiada nas bordas.



DICA DE CORUJOCA SIMONE:
O Eva pode se prestar uma usos diversos ... É um material leve, flexível.
Por exemplo: se Estiver precisando de um mouse pad eva o corte na forma que preferir, um quadrado um círculo uso ou um mosaico de eva como mouse pad! Funciona perfeitamente!
* Na modelagem do usadas Eva también contas de miçanga ou acrílicas de tamanho variado não boleadores Lugar dos (que são caros). Muitas coisas usadas também para Moldar o eva com o calor do ferro de passar, do secador de cabelo ou mesmo da chama de uma vela.


* Para marcar o Eva, transferir um molde, o ideal é usar uma ponta de um palito de churrasco que não deixa tinta e marca muito bem o risco pretendido.


* Cuidado com a umidade! Se o eva ficar sobreposto com outra placa de eva, a tinta permanebte Irá ou em andamento borrar lugares úmidos, e Irá marcar uma placa que ficar em contato. Bom é colocar uma folha de papel no meio das placas já pintadas ou marcadas com o presponto da caneta permanente garantindo que nao irá marcar outra peça.


* A Tinta Permanente pode ser lavada com água e sabão neutro. O Eva fica limpinho novamente.

DICA DE VACA festeira:

1 - Moldes para desenhar na EVA uso caneta preta brilhosa Prata.
2 - Quando não tiver furador de EVA, use o ferro de solda.
3 - Para fazer maquiagens sombreados e uso cotonete.4-Para retirar as imperfeições do corte, pode-se JAF uma lixa, passando nas pontas sempre com cuidado. Bjos
DICA DE AMÁLIA EVA:
.
1 º Nunca Desamine ao ver seus primeiros cortes ....
2 º O segredo do Vc Corte e treinar e sempre virar Eva nao O e uma tesoura ....
3 º Qdo para montar uma Peça sempre em cima de outro Cole eVA pra q nao uma montagem vejem e outra o trabalho fica mais caprichado ........
4 º Da pra usar Pirografo não um efeito da Eva ele relevo .... Eu uso ele pra fazer milho (Ima De Geladeira) tambem Da pra usar nas folhas das Flores ...... Fica lindo .......
5 º Porta retrato o melhor e fazer com eVA mais grosso para q fique uma Peça firme ....
DICA DE LUCY @ @ @:
1 º Eu uso um palito para Transferir o molde para o EVA n fica assim marca de caneta, mais cuidado n pode apertar o palito se n Danifica Eva O
2 º Faça uma boquinha Aqueles redondos com cortador de biscoito, molha na Tinta rostinho nenhum e aperta, fica Redondinha a boca.
3 º Para fazer eu Estampado EVA, faço assim, passo cola no pedaço de EVA do tamanho que quero colo ee pano estampado encima cuido para n Ficar enrugado e deixo secar, podendo usar onde eu tenho quiser.Assim estampa que ninguém tem.


DICA DE MONIE_SOUZA:
* Dá pra JAF lixa de unha ou lixa d'água pra retirar as imperfeições Rebarbas e na peça.
* É preferivel Armazenar as placas de EVA sempre abertas, marcadas para que não fikem.
* Nunca se esqueça de quando JAF o lápis pra Transferir o molde, manter o lado riscado pra trás.


DICA DE clema ARTESANATO E CIA:
1 º Para pintar se vc E.U.A. tinta PVA, depois de 24h verniz ou assim passe Celador dara para lavar a peça, pois a tinta PVA é uma base de agua ...
2 º Para fechar as peças enchimento de um passe sempre uma cola com axilio de um palito ou oincel sem ponta .. pois dai a peça ficará com um acabamento .. Se não como pode acontecer vezes uns acidentes e quando vc terminar de enxer ficar uma parte muitooo Grossa toranando a peça feia ..
3 º para vc fazer cabeças de magrelas, ou algo com Eva envolver sempreee pegue um pedaço maior .. e sempre passe da linha que vc vai cortar, assim não ficara rugas, não eva ...
4 º ao esquentar o eva para modelar o jeito mais rapido e com o ferro, dah até para fazer os cabelos encaracolados ... pode passar o ferro não Eva sem o auxilio de pano .. assim quando o Eva soltar do ferro quer dizer que não esta em ... e pra trabalhos menores ou se vc n quer gastar tanto .. VELA uso áh .. Só não encoste na chama (:
5 º Se vc for pequenasssssssss cortar peças muitoooooooo usar o auxilio de uma pinça para segurar a peça .. Ficara mais facil (claro se vc n tiver um cortador)



DICA DE ARTECOMFESTA.BLOGSPOT.COM:
1 - Para fazer florzinhas fofas e com relevo, eu corto o eva na forma de tulipa, por exemplo, com o ferro de passar com uma chapa virado pra cima como eu coloco florzinhas cortadas e espero até o calor fazer com que elas fiquem "gordinhas ". Serve também para fazer balao Bolsinha fone de ouvido, laço, botao, etc ... E Depois a peça fica durinha, facil de trabalhar ..
2 - Para cortar o eva na forma redonda eu uso o compasso, que tem uma ponta de metal bem fininha, ele deixa uma marca profunda e na hora de cortar a tesoura corre com mais segurança.
3 - Quando uso uma cola glitter, para deixar o em relevo Linhas bolinhas ou, aplico uma quantidade de cola em relevo para fazer o bem e uso o secador quente para formar uma "casquinha" por fora, assim, quando secar completamente os detalhes que ficam como voce Fez na hora em voce usou uma cola.
4 - Para cortar o eva em linha reta, uso o estilete com Régua, sai perfeito. Coloque sempre uma base solida por baixo para dar firmeza na hora do corte.
5 - Para fazer alguns tipos de penteados nas Fofuchas, depois de colar o eva pele do rostinho, Cole os fios de cabelo na parte que o isopor ficou em direçao do Eva pele (rosto) depois cole o eva Da parte de tras da cabeça, assim voce nao vai precisar fazer uma faixa entre as duas cores e fica bem legal. Vale também para franjinhas!


DICA DE ROB_BETA:
O que fazer com os retalhos do E.V.A?
Pois, o EVA é um material que demora muito pra se decompor na natureza ..., por isso qdo sobra tiras ou retalhos dos EVAS, eu corto em quadradinhos ou retângulos e faço mosaicos de EVA, fica um trabalho bonito e vc. aproveita o material todo .... assim evitando poluir o meio ambiente -.
Chaveiros Dá pra fazer, colagem em caixas, bloquinhos ... enfim o que quiser fazer sua imaginção!

DICA DE BRUNIN MultiArt'S:
1 º Para Colar o EVA eu uso cola de Eva (Cola de contato), cola instantânea e cola quente, mas Dependendo do acabamento, cada tipo de acabamento uso um tipo diferente! Para acabamento mais delicados uso uma cola instantânea, já que para acabamento não necessitam de tanto Acabamento uso de cola quente ea uma cola de contato uso quando não tem tanta urgência!
2 º Para Pintar ou fazer detalhes uso um lápis ou tinta acrílica aquarelavel! Um truque: quando não achar EVA estampado em sua cidade ou não tem jeito de ir comprar, faça vc mesmo o seu EVA estampado com o lápis aquarelavel, o melhor eh que com o lápis aquarelavel vc pode fazer qualquer estampa flores borboletas desde COMEU! !
3 º sem Estiver Quando enchimento para fazer peças que necessitam Disso, faça você mesmo o enchimento com o retalhos de EVA! Basta vc cortar o EVA em pedacinhos pequenininhos e rechear o seu trabalho!
4 º Para recortar o EVA mexa o EVA e não uma tesoura! Use tesouras de diversos tamanhos e tipos! Peças! Pequenas Para usar tesouras pequenas, grandes peças para usar grandes tesouras e para acabamento como zig-zag e ondulado Próprias tesouras uso! seu trabalho ficara mais bem acabado e bonito!
5 º Quando for Criar alguma Peça sempre desenhe antes no papel ela já pronta porque assim dah pra se ter uma idéia de como vai ficar o seu trabalho! Ah e fica mais fácil de desenhar os moldes! Para passar o molde bem não usar o lápis de EVA Levinho ou usar só um palito também pressionando de leve !!!!!!


DICA DE ARTES FLORAM:
* Eu também Estampo oeva com carimbos, faço os carimbos, de flores, estrelas, bolinhas, bichinhos, eles colo na PVA Tinta e vou carimbamdo, espero secar e depois passo para o veniz Proteger ea tinta não soltar, o que pode ser fosco, com brilho ou até mesmo o vitral que deixa a peça mais bonita.
* E se vc quer o brilho é eva com cola gliter para passar um no pedaço que usar para secar e esperar. vc pode também usar a técnica do esponjado, corta um pedaço de esponja, coloca na tinta, tira o excesso e vai dando Batidinha não a. ev
* Vc também pode usar uma técnica com um pedaço de plástico, passa na tinta tira o excesso e vai dando Batidinhas não Eva, espera secar e passa para o veniz Proteger ea tinta não soltar.


ATELIER DICA DA ARTEIRA'S
* Eu uso uma cola de contato da Brascola, apesar de ter um rápido cola cheiro muito forte,.
* Uso Tinta acrílica e para dar acabamento nas peças ... lápis aquarelado
* Para fazer uma boquinha das bonecas (na bola de 50) uso forminha mini () de Empada
DICA DE JÚ ARTES EM EVA:

1. Uso a cola Tek Bond, pois seca rápido.
2. Para fazer o eva com tecido estampado: Uso uma cola branca Cascorez Extra (Rótulo Azul), e 3 medidas de cola para 1 de água, pois ela Dilui melhor e fica mais fácil para espalhar evaPasse não uma cola não Eva, cole o tecido, ainda úmido, coloque um plástico em cima do tecido, e com um pano macio pressione levemente para tirar rugas e bolhas.
3. Como uma amiga ali lembrou do meio ambiente, também tenho uma dica: Quando sobra os retalhos de eva eu guardo tudo, e quando tenho uma quantidade maior, corto em pedaços pequenos e coloco Naquelas com zíper Embalagens Plásticas (geralmente aquelas que vêm em Enxovais, Almofadas, jogo de cama, etc ..) faço um acabamento por fora com o tema que eu quero e fica uma bela almofada. Rsrs obs: eu não tenho nenhuma em casa porque minhas amigas gostaram e acabaram levando = (rsrs
4. A boca: para não me perder na boquinha, eu fiz um molde numa cartolina Baseado numa tampinha de tinta, passei para uma cartolina e fiz um corte de um V em um lado, o Centralizo Narizinho não "e Risco V 'levemente com um palito uma boquinha, depois uso uma caneta permanente.Os olhos: eu uso o pinta bolinhas ou a bundinha de um pincel fino, para fazer o brilho dos olhos.
5. Sapatos de Magrelas: precisamos deixa-los pesados para ficar em pé. Não uso estilete, pois rsrs faz bagunça. Uso uma colher de sopa velha com cabo de madeira, aqueço na chama do fogão, e vou girando já cortada na bola, mas cuido para não passar para o outro lado. Depois coloco só uma argila e faço o sapato. Eu acho melhor, pois é mais rápido, e não faz tanta bagunça. Rsrsrs Mas tem um cheirinho ruim (meninas cuidem para não queimar as mãos)

DICA DE MAYA ARTES:
Oi gente uma dica que uso para riscar o Eva, já vi várias pessoas dizendo que usam lápis, inclusive minha Mestra Edna Masan, mas eu quero dizer aqui como faço nas minhas peças, eu uso aquele palito de churrasco que um PNTA é fina e bem Molde o coloco na placa de eva ai faço o cortorno do molde quando tiro ele está vincado e não tem problema de aparecer o risco do lápis ai é só cortar com uma tesoura boa.espero ter ajudado beijos ..
Por Cíntia DICA DE ARTES:
Bom minha dica é para fazer os pezinhos das bonecas para abrir uma parte de dentro do pé para por argila (assim a boneca fica em pé mais facilmente) com faz muita sugeira abrir o estilete entao nao aqueci um fogo boleador de metal esses de fazer biscoito e abri facilmente como até bolinhas pequena como numero 30, etc .. Espero que gostem desta dica!

DICA DE LU ARTES AMO! :
1 - Nunca guarde o seu eva dobrado ou enrolado isso com o tempo, pode danificar a peça, eu mesmo ja passei por isso!
2 - Para limpar o eva uso sabão, um pano úmido ou uma espuma bem macia, para dai estragar.
3-PARA CORTAR Utilize o estilete e régua ou molde como guia. Para pequenos pedaços e lados curvos utilize uma tesoura comum ou com curva. Ao cortar com estilete DEVE-SE PASSA-lo com firmeza. Por baixo do EVA deve-se colocar outro objeto duro para não estragar uma mesa.qualquer erro de corte aparece muito, por isso vc deve ser bastante cuidadosa (o) ao cortar.
4 - Para acertar alguma imperfeição nos cortes utilize um pedaço de uma lixa de unha mesmo, passando-a somente na quina com muito cuidado.
5 - Fazer Para as maças do rosto EUA-se o mesmo blash de maquiagem.
6 - Para sempre ter os moldes usar cartolina, papel cartão ou um papel mas firme recorte Todos os Molde escreva que é que parte, e depois coloque junto com a peça original imprimida em papel sulfite uma ajuda, isso a organizar e ter sempre em maos as ideias
7 - Uma dica especial que eu deixo é que o EVA, ele vicia, isso mesmo .. quanto mais vc faz, mas idéia é amor vc tem mais peças para Criar.
DICA DE FAMA EVA BY FABIA MAGALHÃES:
Minha dica é: para fazer bochechas de bonecas eu mesmo uso maquiagem!
para o contorno colorido uso de lapis aquarelável. Nao gosto de cola quente não fica legal! uso de cola de contato pois ainda nao encontrei uma cola instantanea.Eu tb risco com lapis e meus moldes faço alguns com papelão mas vou tentar chapa de rx

segunda-feira, 25 de março de 2013

Lição - A HISTÓRIA DO LÁPIS


O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor..”
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.”


Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.”

Lição - MAÇÃS ESTRAGADAS




"... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo" (Mateus 23:26).

Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15.

Material Necessário

• 1 maçã vermelha
• 4 fios de barbante com 5 cm cada
• Faca afiada ou estilete
• Giz de cera preto
• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.)

Modo de Preparar

Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos.
Com a faca, lasque a casca da maçã de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação). Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar.
Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças. A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros.

Mensagem

Reafirme a beleza da maçã e lembre às crianças como é gostoso comer uma maçã quando estamos com fome. Porém, algumas vezes a aparência exterior é enganosa.
Esta maçã está linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais de perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar).
Sim, este é um lugar que não poderíamos ver. Vejam agora!
(Comece a puxar o "bicho" para fora. Puxe cerca de três quartos dele e, se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posição até que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.)
Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vêm à igreja normalmente e têm a aparência de serem muito cristãs, porém, interiormente, onde Deus vê, há certos pecados que arruínam sua boa imagem (repita o procedimento com cada "verme", nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicações adequadas).
Vermes (ou bichos)
(Use as referências bíblicas como base para os seus comentários.)
1. Orgulho - Provérbios 16:18.
2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8.
3. Palavras impróprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efésios 4:29.
4. Ódio - Levíticos 19:17; I João 3:15.

É muito comum uma maçã saudável apodrecer após algum tempo fora do pé, mas é impossível uma maçã podre voltar a ser boa. E é exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida.
Esse é o único poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudável e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mamãe e seus coleguinhas? Quero ver as mãos!

Lição - REGRAS PARA A VIDA



"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles" 
(Mateus 7:12). 

Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21. 

Material Necessário 

1 régua 
Pedaços pequenos de papel nas cores: amarelo, azul, verde e vermelho (ou outras cores disponíveis) 
Barbante 
1 corda para equilibrar a régua 
4 objetos pequenos e embrulhados para servirem de pesos (moedas, palitos de fósforo, borrachas etc.) 

Modo de Preparar 

Amarre a corda entre dois pontos, em algum lugar conveniente. Amarre o barbante na corda e na metade da régua para formar uma balança. Amarre barbantes também nas extremidades da balança. 
1 - Embrulhe os objetos com o papel-colorido - vermelho e amarelo para os objetos ou pesos maiores (duas caixas grandes e cheias de fósforos são ideais para isso). 
2 - Embrulhe os pacotes menores com as cores azul e verde (duas caixas pequenas contendo algumas moedinhas podem servir para os pacotes mais leves). 
3 - Escreva frases em etiquetas e cole-as nos pacotes com os pesos, como segue: 

• Amarelo: "Seja bondoso para comigo." 
• Vermelho: "Seja bondoso para com os outros." 
• Azul: "Lembre-se do meu aniversário." 
• Verde: "Lembre-se de mim no Natal." 
IMPORTANTE: Esses pesos devem ser testados antecipadamente. 

Mensagem 

Há muitas leis que devemos obedecer a cada dia: leis de trânsito, regras na escola, em casa, nos negócios, e tantas outras. Há uma regra, porém, que é a maior de todas. Ela foi ensinada por Jesus e devemos segui-la por toda a nossa vida. 
Jesus sabe que desejamos que todos nos tratem bem. É mais ou menos como se todos usássemos um cartaz nas costas dizendo: "Seja bondoso para comigo!" (prenda o pacote com essa frase a dois centímetros de uma das extremidades da régua). 
Certamente, se não tivéssemos pensamentos de amor ao próximo, nossa vida seria totalmente desequilibrada. Outros desejos egoístas deixarão a balança em desequilíbrio (amarre os pacotes pequenos no outro extremo da régua, com as frases: "Lembre-se do meu aniversário." e "Lembre-se de mim no Natal."). 
O problema é que há muito "EU" na balança (remova os dois pesos pequenos e amarre o peso com a frase "Seja bondoso para com os outros" nessa extremidade). 
Agora a balança está equilibrada e este equilíbrio é alcançado quando obedecemos a esta lição que Jesus nos ensinou: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles" (Mateus 7:12). 
Se todos seguíssemos essa lei, não haveria brigas, mentiras, ódio, crimes e tantas maldades que ocorrem no mundo hoje, pois ninguém faria para o outro aquilo que não gostaria de receber. Quantos gostariam de seguir essa lei tão importante que Jesus ensinou? 

REFLEXÃO 

É muito comum que certas crianças sempre queiram ser bem tratadas pelos coleguinhas, mas muitas vezes elas mesmas não tratam muito bem as pessoas. Elas não dão atenção ao que Jesus disse; pensam mais em si mesmas, em seu bem-estar e esquecem-se dos outros. Na Bíblia, podemos obter verdadeiras lições de amor ao próximo, ensinadas pelo nosso maior amigo, o Senhor Jesus. Você já havia pensado nisso antes? Então, não se esqueça: devemos tratar as pessoas da mesma forma que desejamos que elas nos tratem. 

Cânticos para ebd


Meu barco é pequeno
E grande é o mar
Jesus segura a minha mão
Ele é meu piloto
E tudo vai bem
Na viagem pra Jerusalém
Amém!


-------------------------------------------

Três palavrinhas só
Eu aprendi de co
Deus é amor
Tra lá lá lá

Duas palavrinhas só
Eu aprendi de co
Jesus salvou
Tra lá lá lá

Uma palavrinha só
Eu aprendi de co
Ressuscitou
Tra lá lá lá


-------------------------------------------

Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim
Alegre estou
Caminhando eu vou
Deus é bom pra mim


------------------------------------------


Visitante seja bem-vindo
Sua presença é um prazer
Com Jesus estamos dizendo
Nós amamos você
Eu te amo
E Deus te ama
E vivamos sempre assim


-------------------------------------------

Vou crescer
Vou crescer
Crescer, crescer, crescer
Crescer para Jesus
E quando eu estiver
Deste tamanho assim
Eu quero trabalhar pra meu Jesus
Sem fim
Tra lá lá lá



-------------------------------------------


Por dentro, por fora
No alto, embaixo 2x
Sempre sou feliz
Agora com prazer
Vamos nos conhecer
Amigos vamos ser

----------------------------------


Sou uma florzinha de Jesus
Sou uma florzinha de Jesus
Abro a boquinha pra louvar
Fecho os olhinhos para orar
Sou uma florzinha de Jesus


-----------------------------------------------

Jesus me ama
Jesus me ama
Jesus me ama
A Bíblia diz assim

-----------------------------------------------

Eu sou um soldadinho
E gosto de marchar
A minha cornetinha 2x
Vou agora entoar
Ta ta rá rá
Atenção vamos marchar
Ta ta rá rá 2x
Uma volta vamos dar

---------------------------------------



Se o espírito de Deus
Se move em mim
Eu __________ como o rei Davi
Eu _______, eu _______, eu _______
Como o rei Davi


--------------------------------------------

Eu preciso de você
Você precisa de mim
Nós precisamos de Cristo
Até o fim
Sem cessar
Sem parar
Sem vacilar
Sem tremer, sem chorar


--------------------------------------------


Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho,
E crescer, e crescer

Meu suquinho, meu suquinho
Vou beber, vou beber
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho,
E crescer, e crescer

---------------------------------------------


Se eu fosse um elefante
Com a minha tromba
Eu iria louvar

Se eu fosse um urso polar
Com a minha barriga
Eu iria louvar

Se eu fosse um peixinho
Lá do fundo do mar
Louvaria ao Senhor
Sem parar de nadar

Mas nem elefante, nem urso, nem peixinho eu sou
Sou o que souTenho um coração
Um grande sorriso
Uma linda canção
Se Deus me fez assim
Assim vou louvar
Amém!

-----------------------------------------------------


Meu bom pastor é Cristo
Com Ele andarei
Conduz-me as calmas águas
Com Ele andarei
Sempre, sempre
Com Ele andarei

--------------------------------------------------------


Posso ser um missionáriozinho
Sim falar de Cristo ao companheirinho
Posso trabalhar em minha terra
Manda-me pois Senhor

Não preciso atravessar os mares
Pra levar as boas, novas salutares
Posso trabalhar em minha terra
Manda-me pois Senhor

-----------------------------------------------

Por dentro, por fora
Alto, embaixo 2x
Sempre sou feliz
Aqui Jesus entrou
Meu coração limpou
Por dentro, por fora
Alto, embaixo 2x
Sempre sou feliz


----------------------------------------------

Não atire o pau no gato to to
Porque isso so so
Não se faz faz faz
Jesus Cristo to to
Nos ensina na na
A amar, a amar os animais
Amém!


-------------------------------------------------


Ah! Eu amo a Cristo (3x)
Porque Ele morreu por mim
Aleluia!

Ah! Eu amo a Cristo (3x)
Porque Ele venceu por mim
Aleluia!

Ah! Eu amo a Cristo (3x)
Porque Ele vive por mim
Aleluia!


------------------------------------------

Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim
Feliz estou
Com Ele eu vou
Deus é bom pra mim

Deus é bom pra mim
Deus é bom pra mim
Contente estou
Seguindo eu vou
Deus é bom pra mim


------------------------------------------

Leia a Bíblia e faça oração
Faça oração
Faça oração
Leia a Bíblia e faça oração
Se quiser crescer
Se quiser crescer
Se quiser crescer
Leia a Bíblia e faça oração
Se quiser crescer

Quem não ora e a Bíblia não lê
A Bíblia não lê
A Bíblia não lê.
Quem não ora e a Bíblia não lê
Diminuirá
Diminuirá
Diminuirá
Quem não ora e a Bíblia não lê
Diminuirá


----------------------------------------------


__________(nome da criança) tinha uma fazenda
Ia ia ooooo
E na fazenda tinha um ____________
(nome de um animal)
Ia ia ooooo
E o _____________ fazia assim:
____________(fazer o som do animal)
Ia ia ooooo


----------------------------------------------------


Cuidado olhinho o que vê
Cuidado olhinho o que vê
O nosso Salvador está olhando pra você
Cuidado olhinho o que vê

Cuidado boquinha o que fala
Cuidado boquinha o que fala
O nosso Salvador está olhando pra você
Cuidado boquinha o que fala

Cuidado mãozinha o que pega
Cuidado mãozinha o que pega
O nosso Salvador está olhando pra você
Cuidado mãozinha o que pega

Cuidado pezinho onde pisa
Cuidado pezinho onde pisa
O nosso Salvador está olhando pra você
Cuidado pezinho aonde pisa

domingo, 24 de março de 2013

Workshop no IETECG - 23/03/2013


Primeira aula do Workshop 
Turma grande... cheias de disposição!!!
ADOROOOOOOOOO...