Muitas pessoas estão me pedindo sugestões para este dia tão alegre.
primeira coisa, o dia é das crianças então tente fazer tudo que criança gosta.
Estarei tentando passar algumas ideais, mas o que não pode falta é a palavra de Deus e o apelo seja qual for seu tipo de evento.
SEU COMPROMISSO
Sua festa não será apenas um momento de lazer para as
crianças, será também a oportunidade de conhecerem e receberem a Cristo como
salvador. Tenha um compromisso de, primeiro, realizar a festa. Também de orar
pela programação e pelos convidados que virão. Preencha e assine o compromisso
abaixo e esforce-se para fazer o melhor para o Senhor.
Colocarei aqui sugestões de eventos, oficina de artes, lembrancinhas, brincadeiras e como arrecadar material para este dia e tipo de lanchinhos.
Antes de tudo organize-se:
- defina data, hora, local e tema (tema que fale de criança, ex. Cristo ama as criancinhas)
- separe sua equipe (pra ficar bom para todos, deixe cada um responsável por alguma coisa)
- e faça um cronograma a segui para você não se perder.
Exemplo de cronograma:
Cronograma a seguir
a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas
escrito “Jesus ama o (a) nome da criança” e cole nas crianças. Deixe um CD
tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale
da alegria de estarem juntos.
c)Louve, Cante e Ore
d) Brincadeiras
e) Cânticos
f) Lição
Jesus Ama as Crianças
g) Apelo
h) Memorização
“Deixai vir a mim os pequeninos, não embaraceis, porque dos
tais é o reino de Deus” Marcos 10:14
i) Especial
Fantoches
k) Lanche
l) Lembrançinhas
O QUE NÃO PODE FALTAR
- CONVITES
- DECORAÇÃO
- RECURSOS VISUAIS
Então vamos lá:
Na igreja:
Certa vez fiz assim, separei a igreja por estações de brincadeiras (boca do palhaço, acerte o cone, etc. Estas brincadeiras) Dei lembrancinhas para quem participava das brincadeiras e fiz lanche.
- Você pode fazer um culto bem alegre com louvores e brincadeiras;
- Uma gincana (eu particularmente colocaria tarefas agitadas, pois criança gosta);
- Peça a opinião deles. Tipo: o que vocês gostariam de fazer no dia das crianças?
Fora da igreja:
Aqui perto da minha casa tem uma igreja que tem uma praça em frente, eles montam um palco e fazem com as crianças do bairro, levam ministros infantis, animadores.... fica bem legal, pois as crianças não crentes chegam sem receio. É mais fácil do que entrar na igreja.
- Veja se tem algum irmão que tenha um espaço para ceder, e faça como festa de aniversário.
- Algumas igrejas levam para salões temáticos (festa infantil)
- faça um passeio em algum ponto turístico.
- Leve a um sitio com piscina...
Mas vou contar meu sonho:
Alugar um sítio e colocar tudo quanto for brinquedos (esses infláveis, cama elástica, etc) para eles passarem o dia todo ou a tarde brincando. E depois fazer um lanche bem gostoso.
COMO REALIZAR TUDO ISSO SEM DINHEIRO?????
Eis a questão!!!
O bom é se programar com bastante antecedência.
- Uns meses antes pode fazer um carne para os pais irem colaborando, tipo valor de R$ 5,00.
- Se seu pastor permitir, peça que anuncie no microfone que uma tia estará na saída da igreja distribuindo papelzinhos com ajuda para a festa das crianças. Você pode pedir doces, brinquedos ou até valores e dar uma data para levarem. Eu ja fiz isso e consegui arrecadar muitas coisas.
- faça cantina de doação (peça para as pessoas doarem coisas para vender na cantina).
- Ou até patrocínio.
LEMBRANCINHAS
SUGESTÃO DE OFICINA DE ARTES
BRINCADEIRAS
1) Varal de Balões
Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2
participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus
olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar
mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.
2) Corrida da colher com (laranja ou batata)
Pega-se uma certa quantidade de participantes ( a critério
do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás,
inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a
laranja.
3) Sentando no balão
Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de
cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e
senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar
todos os balões.
4) Corrida do Saco
Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou
lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada
um entra dentro do saco e realizam a corrida.
5) Colocando o rabo do Burrinho
Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das
equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da
platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir
andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo
no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas
para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma
música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a
musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual
o integrante faz parte.
7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de
trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes
deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as
balas
8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma
placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de
Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o
outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário
ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca
tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma
atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e
pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova,
chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande,
dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos,
tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar
pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o
objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de
cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa
caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em
forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e
ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.
11)CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de
som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando
espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de
cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as
crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será
interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não
conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão
retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão
quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma
cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
12) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os
papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem
dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para
iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir
pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
13) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande
desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser
a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para
que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se
aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as
vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém
encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão
correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA
BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a
varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da
brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
14) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda
para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três
equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para
ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da
seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos
vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro
líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das
crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou
afastando a trave de quem vai chutar.
15) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao
quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou
sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
16) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de
papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições
da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões
cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões
precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar
apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A
dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a
pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos
para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder
corretamente
Sem esquecer das tradicionais corrida de saco, corrida com o ovo na colher, pregador no cabelo, etc.
LANCHES
- Se puder e é bem mais pratico contrate um trenzinho de lanche.
- se sua equipe for grande peça para que a cada duas traga uma coisa
CARDÁPIO
- pipoca
- cachorro quente
- algodão doce
- bolo (não pode faltar)
- salgadinho
- refrigerante
- sucos
Neste site a baixo tbm tem bastante coisas
http://amoministerioinfantil.blogspot.com.br/2008/10/sugestes-para-o-dia-das-crianas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário