quinta-feira, 20 de julho de 2017

CRIANÇA PECA??

Minha mãe se converteu quando eu tinha 7 anos e nesta igreja passei anos ouvindo que criança não tinha pecado até certa idade. Criança não precisava aceitar Jesus pois já era salva. Lá não podíamos a questionar, somente aceitar os versículos "soltos" (a Bíblia era lida para ligar a um propósito, $$$ se é que me entendem) que passavam nos cultos.

Sempre trabalhei com crianças, pois minha mãe trabalhava (rsrs) eu acabava indo e ajudando e tomei gosto.

Depois que saí desta igreja e comecei a realmente a entender a Bíblia, saber realmente o que era a palavra de Deus. Certo dia depois de muitos anos (eu já casada e com filhos) conheci o curso de formação de professores para ministério infantil. Pra variar, fui para ajudar minha mãe que fazia este curso.
Passei a fazer trabalhinhos e ali, ouvindo sempre um pouco das aulas, passei a querer saber mais deste ministério e das coisas que eu não sabia.

Só então depois deste tempo todo que fui saber que CRIANÇA PECA SIM!!!!
Imagina a minha reação??!!
Meu mundo caiu...

Então resolvi escrever pra ajudar a vocês a entender isso.

As crianças não começam a vida puras e depois se tornam pecadora.
Vejam este versículo:


Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

Neste versículo explica a origem do pecado chamado de PECADO ORIGINAL, é a herança que temos de Adão. Pela entrada do pecado no mundo, TODOS nos tornamos culpados perante a Deus.

No livro de Mateus. 18. 1-5 diz: 
“Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo:
Quem é o maior no Reino dos Céus? E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles.
E Disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrarei no Reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”.


Muitas pessoas utilizam este trecho da Bíblia para mostrar que as crianças não tem pecado, no entanto Jesus utiliza esta demonstração para dizer que nós devemos ser humildes como as crianças, isto podemos ver claramente no versículo 4.

Continuando a leitura do mesmo capítulo em Mateus 18 -14 diz:

 “Assim também não é vontade de vosso pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.”

Agora podemos ver que Jesus Cristo diz que existe a possibilidade de uma criança, fora do Reino como pecadora e perdida, e isto até soa muito estranho para nós. Esta verdade é difícil aceitarmos, no entanto, é necessário fazer-se enxergar as necessidades espirituais das crianças.
Jesus veio salvar todos os que estão perdido.(Mateus. 18.11) todos homens, mulheres, e crianças também.

Então criança tem pecado e necessita da salvação em Jesus.
Cada criança deve reconhecer que é pecadora e isto ela faz quando chega na idade da “consciência”. Quando é a idade da “consciência”? 
Cada criança tem a sua idade, não é a mesma para todas. Quando ela começa reconhecer que errou, que fez coisas erradas como: xingar, falar palavrões, bater no seu coleguinha, fazer mal-criação, roubar, maquinar o mal, etc. 

O certo é que cada vez mais as crianças chegam mais cedo na idade da “consciência”, entretanto devem arrepender-se também o mais cedo possível diante das coisas erradas que fazem.


Quando as pessoas, adultos ou crianças, se achegam a Cristo, são salvas e assim recém-nascidas, vida nova.

Explicando o que é PECADO PARA CRIANÇAS

Assim você pode explicar a criança o que é pecado é:

Tudo aquilo que pensamos, falamos, ouvimos e fazemos que não agrada a Deus.
Diga como exemplo: Pensar em maldades, falar palavrão, etc.

Toda vez que pecamos, nos afastamos de Deus.

Assista este vídeo para ensinar sobre pecado.




Veja alguns recursos para falar de pecado para crianças

Não esqueça que para ensinar a uma criança, é necessário para maior assimilação o uso de recursos visuais, trabalhinhos para fixar e músicas, tudo dentro do contexto.







Nenhum comentário: