quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Historia Bíblica - Caim e Abel


Base Bíblica: Gênesis cap. 04

Versículo para Memorizar: O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Gêneses 4:4c.

Objetivo:
  • Ensinar as crianças que a inveja não vem de Deus e que isso trás tristeza ao coração de Deus.
·        Saber que para Deus devemos dar o nosso melhor.

Quebra-Gelo: Você já teve inveja de alguém por causa de alguma coisa que você não tinha? O que você fez pra se livrar disso.

 
Hora da história:
 
A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Eles foram as primeiras crianças que existiram.

[caim+e+abel+4.jpg]Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. [caim+e+abel+6.jpg]


O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR.

O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. 
[caim+e+abel+8.jpg]Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.
[caim+e+abel+9.jpg]



 Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou.







[caim+e+abel+10.jpg] Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada.
[caim+e+abel+11.jpg] Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus, o SENHOR: Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden. 

Memorização do versículo
            Faça um cordeiro e escreva o versículo da lição, mostre as crianças e depois coloque no mural.

Recursos visuais
            Elabore dois cartazes, um com Caim e outro com Abel.
            No de Caim faça fundo azul, com matinho e prepare um lugar para colocar durante a explicação Abel e sua oferta. Não esqueça de colocar o velcro no cartaz e nos bonecos e ofertas.
            Faça igual para o de Caim, só que faça uma cara de raiva maior e outro Caim triste.
            E trabalhe de acordo com a história.


Fixação da Lição
            Uma atividade extra que pode ser feita para a fixação, é dar massinha de modelar para os alunos e pedir que façam uma oferta para Deus, como se eles vivessem na época de Caim e Abel.


Não esqueça do Plano da Salvação

 ATIVIDADES







3 comentários:

Rafael oliveira disse...

essa historia e muito intereçante pq encina varias coisas

Rafael oliveira disse...

essa historia e tao intereçante q encina varias coisas!!!

Rafael oliveira disse...

historia intereçãnte encina varias coisas