quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Historia Bíblica - A Torre de Babel


Torre de Babel - O inicio das nações

Base Bíblica: Gênesis 11:1-9
 
Versículo para Memorizar: O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado. Pv 29:23

Objetivo: Ensinar a criança que orgulho é pecado, que tudo que temos e somos vêm de Deus!
(orgulho=pessoa que se acha a melhor e despreza as outras pessoas).

Quebra-Gelo: Qual é a sua habilidade? Habilidade é saber fazer algo muito bem! Por exemplo, cozinhar, fazer cartazes, pintar, tocar, cantar, contar histórias, etc. Então o que você sabe fazer muito bem feito?

Hora da História
Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras.
Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.  

Um dia disseram uns aos outros: — Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.

Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.


Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.

Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.





Recursos visuais
·        Papel canson marrom
·        Canetinha preta (para detalhes)
·        Cola
·        Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.




Aplicação: Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.

Exercício de fixação: Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.

Não esqueça do plano da salvação.
   

Atividades









2 comentários:

Sara Erica Lima disse...

Gostei muit,,, e vai me ajudar bastante no culto q estou preparando... Parabéns ficou muit legal!!! :D

Ana Ingrid disse...

Gostei Muitoo Dessa Preparaçao, Que O Senhor Te Abençoe Em Toda A Sua Vida, E Que vc possa continuar sendo essa professora nota 10... Que vc continue colocando mais novidades no seu Bloog..