sábado, 9 de fevereiro de 2013

Historia Bíblica - O cego Bartimeu




Versículo para DECORAR: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." - João 14:6.

APLICAÇÃO: ensinar que Jesus sempre nos ouve.

Introdução

(Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados). Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? (Cega) Por que precisa de ajuda? (Porque não enxerga onde vai pisar.)
Hoje vamos ver a história de um cego.

Para contar essa historinha você vai precisar do material: 
- 1 bexiga 
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira) 
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto) 
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta) 
- 1 cadeira 
- 1 caneca ou similar 
Pronto! Eis o cego Bartimeu. 
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.

Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.

Desenvolvimento

Certo dia, Jesus e Seus discípulos foram até a cidade de Jericó. Esta cidade era grande e movimentada. Como Jesus sempre ensinava a respeito do amor de Deus curando as pessoas e fazendo milagres, muita pessoas iam atrás dEle.
Quando Jesus estava saindo daquela cidade, na beira do caminho estava sentado um cego, pedindo esmolas. Ele se chamava Bartimeu. Como não podia enxergar, Bartimeu perguntou para algumas pessoas que estavam perto dele o que estava acontecendo por ali, pois estava ouvindo muitas pessoas falando e muito barulho. Então responderam: "É Jesus de Nazaré que está passando".

Bartimeu já tinha ouvido falar de Jesus e de como era poderoso e bom, sempre pronto para ouvir e resolver os problemas das pessoas.
Jesus está sempre pronto para ajudar quando estamos tristes, ou com medo.
Bartimeu ficou muito feliz! A fé de Bartimeu era tão grande que começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim". Gritava tanto e tão alto que as pessoas que estavam perto ficaram bravas e mandaram que ele se calasse. (Peça às crianças que ajudem Bartimeu a gritar): "Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim".

Bartimeu gritou tanto, que mesmo com toda aquela gente em volta Jesus escutou e pediu que alguém buscasse o cego.
Quando o cego chegou perto, Jesus lhe perguntou: "O que é que você quer que eu faça?".
Bartimeu, mais que depressa, respondeu: "Senhor, eu quero ver de novo!"
Jesus, então, lhe falou: "Vá, você está curado porque teve fé!" Na mesma hora, Bartimeu voltou a enxergar.
Você podem imaginar como Bartimeu ficou alegre? Agora podia olhar a cor do céu, das flores, saber por onde estava andando, coltar a trabalhar, fazer tantas coisas boas.
Bartimeu não saiu correndo e nem se esqueceu de agradecer a Jesus. Ele seguiu a Jesus, louvando a Deus pelo que havia acontecido. E todos que viram o milagre de Jesus na vida de Bartimeu, também louvaram a Deus.





Conclusão


Como Bartimeu, você também pode falar com Jesus. Hoje, quando a gente ora, estamos conversando com Jesus  Ele espera que você Lhe diga o que quiser e sempre confie nELe.
O Senhor sempre nos responde, nem sempre com um sim; pode ser um não ou espere. Ele sabe o que é melhor para nós, por isso podemos confiar sempre nEle.


Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (12).  


















2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom seu post e me ajudou muito que o Senhor lhe abençoe.

Maria Souza disse...

Muito bom mesmo, tanto para as crianças como pra gente.